COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Enden, Francis van den, - nasceu em Anvers (Antuérpia), hoje na Bélgica, em 1602 e havia pertencido à Ordem dos Jesuítas de 1619 até 1633. Expulso da ordem devido a alguns "erros", era culto e suficientemente versátil para tentar diversos ofícios inclusive o de médico, porém sem sucesso, até que em 1645 aparece em Amsterdã, onde figura como livreiro em 1650, e vai à falência. Em 1652 abriu uma escola de latim.

Enden foi um personagem estudado através das cartas que escreveu a pessoas ilustres, mostrando ser um tipo fantasioso e visionário, que facilmente arquitetava projetos políticos. Em 1648 pretende conseguir a paz entre os Países Baixos e a Espanha; em 1650 se ofereceu ao chefe dos Estados Gerais Johan de Witt para lutar contra a Inglaterra. Em 1654 foi enforcado pelos invasores franceses, por haver participado em um complô de alta traição.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)