COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Clemente IX - (1667-1669). Nascido Giulio Rospigliosi (1600-1669). embaixador do Vaticano na Espanha de 1644 a 1653. Cardeal e Secretário de Estado do papa Alexandre VII. Eleito papa, desentendeu-se com Luís XIV que estava determinado a acabar com o jansenismo (doutrina negando a importância da liberdade da vontade e ensinando que a redenção recebida com a morte de Cristo está limitada a alguns e não é para todos) por considerá-lo perigoso para a unidade da França.

Clemente IX conseguiu que fosse suspensa a perseguição aos jansenistas através de uma política de pacificação em 1669. Mas seguiu-se outro problema com Luís XIV, devido ao Galicismo, que advogava a restrição ao poder papal. Luís XIV então recusou o pedido do papa de ajuda à ilha de Creta, que pertencia a Veneza) contra os turcos.

O Porto de Candia (hoje Iraklion) caiu em poder dos turcos após um assédio de 20 anos (1669), porque Clemente IX não conseguiu apoio europeu para a ilha. Conhecido pela sua caridade e bondade, Clemente morreu desgostoso com o massacre de Candia.

Intelectual, Clemente escreveu poemas e ganhou fama com seus dramas de temas religiosos e livretos, inclusive a ópera sacra Santo Aleixo, com música do compositor romano Stefano Landi, e uma ópera cômica "A ele que sofre, esperanças!" com música de outros compositores. É considerado o criador da ópera cômica com a estréia da peça Chi soffre speri em 1639 em Roma.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia

1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)