COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Cartuxos, uma ordem de monges fundada por St. Bruno de Colônia em 1084 no vale de Chartreuse, norte de Grenoble, França. Os Cartuxos, que tiveram um papel importante no movimento de reforma monástica dos séculos XI e XII, usam hábitos brancos, combinam a vida solitária dos eremitas com uma vida em comum dentro das paredes de um monastério.

Os monges vivem em celas individuais, onde rezam, estudam, comem, e dormem, encontrando-se na igreja somente para as orações da noite, a missa da manhã, e as preces das vésperas, à tarde. Fazem refeição juntos no domingo e nas grandes festas, quando têm também tempo para conversação; e uma vez por semana fazem juntos uma caminhada longa. Usam cilício (camisa de lã áspera colada à pele para autoflagelação) e praticam a abstinência total da carne, e, nas sextas-feiras e em outros dias de jejum, se alimentam somente de pão e água.

A vida dos irmãos leigos também é estritamente disciplinada mas vivida na comunidade. Na Grande Chartreuse, como a casa mãe é conhecida, os irmãos leigos destilam o licor que leva o nome da casa mãe, e cujo lucro é distribuído nas vizinhanças, para fins religiosos e caritativos. A freiras Cartuxas, com alguns monastérios na França e na Itália, são também estritamente enclausuradas e contemplativas.

 Os cartuxos se espalharam lentamente, mas, por volta de 1521, a ordem contava com 195 casas distribuídas por todos os países católicos da Europa. Vocações para o isolamento cartuxo são raras; é uma forma de vida religiosa comunal que nunca necessitou e nunca experimentou reforma.

Foi o rei Henrique II, que assumiu o trono em 1154 e reorganizou a justiça no reino – e regulamentou o relacionamento com o poder da igreja através de leis conhecidas como a Constituição de Clarendon (1164) –, que originalmente chamou os cartuxos para a Inglaterra. As novas leis haviam motivado sério conflito entre o rei e seu chanceler o Cardel Thomas Becket, e ele o teria feito como um reparo ao infeliz incidente do assassinato do chanceler Becket em 1170 por cavaleiros de sua corte, motivado por conflitos decorrentes da implantação daquela Constituição.

A basílica de St. Thomas Becket, em Canterbury, tornou-se um local de peregrinação popular, depois proibida por Henry VIII. A Cartuxa de Londres, perto de Aldersgate foi fechada em 1535, na época da separação da Igreja Anglicana, e a propriedade mudou de mãos diversas vezes até que, em 1671, o proprietário doou o local para um hospital e legou recursos para o hospital (Santa Casa), uma capela e uma escola.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia

1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)