COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 

Resumos biográficos

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

CABANIS, Pierre-Jean-Georges, (1757-1808), filósofo e fisiologista autor de "Relações Entre o Físico e o Moral no Homem". Materialismo mecanicista que explica os aspectos mentais e morais do homem. A principio secretário do bispo de Vilna, na Polônia, faz em seguida uma brilhante carreira médica. Abandonou a medicina pela filosofia. Freqüenta os Enciclopedistas.De acordo com seu pensamento, a vida é meramente uma organização de forças físicas.

O pensamento é resultado de "secreções" no cérebro análogas à secreção da bile pelo fígado. O comportamento depende do arranjo de elementos naturais. A consciência primeiro pensou-a como um efeito de processos mecânicos e a sensibilidade a fonte da inteligência era uma propriedade do sistema nervoso. Posteriormente viu o Ego como imaterial e imortal mas não viu nenhuma incompatibilidade com a sua teoria. Participa. durante a Revolução, da reforma do ensino. Amigo de Destutt de Tracy. Membro do Instituto em 1795. Suas memórias sobre as "Relações do Fisico e do Moral". apresentadas no Instituto, tiveram. para a República do Diretório, valor de doutrina oficial.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.

1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - FILOSOFIA MODERNA: Resumos Biográficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).