COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 

Vultos e episódios da Época Moderna

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Boyneburg, Johann Christian, Barão de (Freiherr von), estadista e intelectual alemão nascido em 1622 e falecido em 1672 que trabalhou pela conciliação entre o Imperador Habsburgo católico e os príncipes protestantes alemães envolvidos nos conflitos da Guerra dos Trinta Anos entre católicos, luteranos e calvinistas.

Educado como luterano, Boyneburgo estudou em Jena (1638-43) e depois na universidade de Helmstedt (1643-44). Foi juiz na Corte de Mainz (Mogúncia) por convite do arcebispo-eleitor Johann Philipp von Schönborn e primeiro ministro, com a condição de se converter ao catolicismo (1653). Foi o principal negociador da "Liga do Reno" (1658), pela qual alguns estados alemães, católicos e protestantes, garantiram a proteção da França contra atos do Imperador do Sacro Império Germânico Leopoldo I. Perdeu muito de seu prestígio em Mainz ao ser acusado, em 1664, por suspeita de duplicidade de interesses nessas questões, apesar de ter sido provada sua inocência. A partir de então cuidou menos de política, dedicando-se à pesquisa e troca de correspondência com intelectuais e cientistas.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br)