COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 


Vultos e episódios da Época Moderna

 
Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Barrow, Isaac (1630-1677), teólogo e matemático inglês, foi professor de Isaac Newton. Desenvolveu o método de determinar tangentes que se aproximou do método do cálculo infinitesimal, e foi o primeiro a reconhecer que o cálculo diferencial e integral são operações inversas. Foi ordenado ministro anglicano em 1660 e tornou-se professor de Grego na Universidade de Cambridge, língua que lecionou de 1660 a 1663, quando passou a professor de geometria no Gresham College, em Londres.

De seus primeiros trabalhos, os quais tratavam principalmente da matemática grega antiga, o mais notável é sua tradução da obra de Euclides Elements: The Whole Fifteen Books (1660), que foi republicado seis vezes no início do século XVIII. Como professor em Cambridge ocupou de 1663 a 1669 a cadeira "lucasiana" (Cadeira de matemática paga por testamento de um antigo membro da universidade, criada em 1663), e dedicou muito de seu tempo na preparação de três séries de aulas relativas a ótica (1669), geometria (1670), e matemática (1683). Essas aulas contêm a maior parte de sua contribuição às ciência e à matemática. Seu Lectiones Geometricae (1670) continha elementos semelhantes ao calculo que seria mais tarde desenvolvido por Newton na Inglaterra, e por Gottfried Leibniz na Alemanha.

Newton foi seu aluno, assistiu suas aulas e não se sabe quanto foi influenciado por suas idéias; chegaram a trabalhar juntos por um certo período, em 1669. Foi nesse ano que Barrow demitiu-se de sua cátedra em favor de Newton, e a partir de então dedicou-se ao ministério religioso. Em 1670 tornou-se capelão de Charles II; em 1673 foi designado mestre no Trinity College, Cambridge, e em 1675 foi escolhido vice reitor (vice chancellor) de Cambridge.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.

00/00/1997

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - NOTAS: Vultos e episódios da Época Moderna. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).