COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE & BUSCA

 

Resumos biográficos

 

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

 

John Stuart Mill, filho mais velho do filósofo James Mill, nasceu em Londres a 0 de maio de 1806. Educado por seu pai, estudou Aristóteles, Hobbes, Platão, Jeremy Bentham, Ricardo e Adam Smith ainda na idade de 12 anos. do

Adotou especialmente o pensamento de Bentham, expresso no livro Introduction to the Principles of Morals and Legislation (Introdução aos princípios da moral e da legislação - 1789) de que o objetivo de toda conduta e da propria legislaão deve ser "a maior felicidade para o maior número de pessoas". Ainda adolescente fundou um grupo de discussão chamado Utilitarian Society (Sociedade Utilitarista).

Escreveu artigos para o Westminster Review, um jornal fundado por Jeremy Bentham e por seu pai James Mill e para ooutros períodicos, inclusive o Morning Chronicle e o Parliamentary History & Review.
In 1834 Mill fundou o London Review  e dois anos depois adquiriu o Westminster Review
Casado em 1849 com Harriet Taylor, viuva de   John Taylor, publicou  com seu nome, por desejo da mulher  Westminster Review  do qual se tornara o proprietário, The Enfranchisement of Women.e fez o mesmo com outro artigo de autoria dela publicado no Morning Chronicle em 1851. Em ambos advogavam novas leis para proteger as mulheres de maridos violentos. Discordavam sobre o segredo do voto, Harriet favorável a que o voto fosse público, para que ninguem fugisse da resposabilidade de suas escolhas. Harriet Taylor faleceu  em en 1854

Mill escreveu um grande número de livros em filosofia e economia, entre eles A System of Logic (1843), Principles of Political Economy (1848), On Liberty (1859), Considerations on Representative Government (1861) and Utilitarianism (1861).

Membro da Câmara dos Comuns em 1865 John Stuart Mill fez campanha por reformas no Parlamento e em 1866 apoiou uma petição formulada por Barbara Bodichon, Emily Davies, Elizabeth Garrett and Dorothea Beale em favor do voto feminino. Mill propos a respectiva emenda constitucional que daria às mulheres os mesmos direitos políticos dos homens, mas o projeto foi derrotado por ampla maioria de votos.

Após deixar o Parlamento em 1868  Mill concluiu, com a ajuda de sua filha  Helen Taylor, o livro The Subjection of Women (A Sujeição da mulher) publicado em 1869. Veio a falecer a 8 de maio de 1873.

R.Q.COBRA
Doutor em Geologia e
bacharel em Filosofia
1999

  Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - Temas de eilosofia: resumos biograficos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1999
("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).