COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Filosofia no Brasil - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação - Teatro Pedagógico - Higiene - Boas Maneiras e Etiqueta - Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros do Autor - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE

 
 
 

NOVIDADES DO SITE

Filósofos brasileiros:resumos de época, vida e obras

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

Padre Leonel Franca. Fundador e primeiro reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Leonel Edgard da Silveira Franca foi um homem de profunda influência cultural e religiosa no Brasil. Nasceu em 06 de Janeiro de 1893, em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Padre Leonel Franca dedicou seus últimos 18 anos à fundação e consolidação da primeira universidade particular do país. Conferencista erudito e polêmico, suas palestras representavam acontecimento intelectual de primeiro plano. Nessas ocasiões levava a auditórios lotados figuras ilustres como Epitácio Pessoa, Alceu Amoroso Lima, Sobral Pinto e Murilo Mendes.

Ingressou na Companhia de Jesus em 1908, aos quinze anos e ainda estudante do Colégio Anchieta. Já se manifestava então a insuficiência cardíaca que o acompanharia por toda a vida. Em 1910 iniciou o curso de letras e em 1912 seguiu para Roma onde cursou o triênio de filosofia na Universidade Gregoriana. Voltou ao Rio em 1915 e iniciou o magistério no Colégio Santo Inácio. Seu primeiro livro, "Noções de História da Filosofia" surgiu como prolongamento das aulas que ministrava.

Em 1920 retornou a Roma. Iniciou lá o curso de teologia e, três anos depois, foi ordenado Sacerdote. Ainda em 1923 publicou seu primeiro grande livro: "A Igreja, a Reforma e a Civilização". No ano seguinte doutorou-se em Filosofia e Teologia e em novembro do mesmo ano completou, em Oya na Espanha, o último ano da formação jesuítica, a chamada "Terceira Provação".

De volta ao Brasil, Leonel Franca ensinou aos estudantes jesuítas no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, onde estudara anos antes. Transferiu-se definitivamente para o Rio de Janeiro em 1927, onde publicou suas obras mais importantes como "O Divórcio" e "A Psicologia da Fé" e foi nomeado para o Conselho Nacional de Educação, do qual foi um dos fundadores em 1931.

Em dezembro de 1940 assumiu como primeiro reitor da recém-inaugurada Universidade Católica, a qual deu por lema Alis nil grave (às asas nada é pesado). Exerceu o cargo até sua morte prematura a 03 de setembro de 1948, três meses depois de receber o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra. Seu pensamento polêmico tendeu sempre à unidade, à paz e à revelação do valor cultural do catolicismo.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
Página lançada em. 15-01-2011

Direitos reservados.
 Para citar este texto:
Cobra, Rubem Q. - Filósofos brasileiros:resumos de época, vida e obras. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011 
("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra