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Jacy Camarão de Figueiredo - II

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
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PENSAMENTO
 

Filosofia. A principal tese pedagógica de Jacy Camarão de Figueiredo, apresentada principalmente em seu livro Fundamentos históricos e filosóficos da educação  de 1970 e reeditado em 1973 – é original e atual. Ela considera indispensável que o professor possa identificar como ele próprio e cada um de seus alunos concebem o conhecimento das coisas, do universo, e das pessoas, para que possa criticar suas próprias posições e também melhor compreender as atitudes e o ponto de vista do aluno, e melhor educá-lo.

Jacy Figueiredo quer dar aos futuros professores aos quais leciona, a oportunidade de refletirem sobre o problema do conhecimento não apenas nos aspectos de interesse direto da Filosofia da Educação, mas como um aprofundamento no estudo da própria Filosofia, para libertá-los das formas ingênuas de interpretação das ideias. Ela afirma: "Isto é essencial para o papel do mestre - o mensageiro de cultura". Mais adiante declara: "Assim, é que nos decidimos, por vários motivos, a fazer história em torno do tema do conhecimento". Passa então a acompanhar as concepções dos filósofos sobre "o que é conhecer e quais são as vias do saber ".

Esclarece que, a partir de Kant, o conhecimento tem sido o principal tema da Filosofia. E conclui que "quaisquer explicações elaboradas pelo homem, e por ele aceitas como válidas, decorrem de sua concepção sobre o conhecimento, bem como dos procedimentos metodológicos da inteligência, em sua operação cognoscitiva".

Por exemplo: quando analisa o modo mítico do homem antigo interpretar o mundo, esclarece que o mito é também um modo de pensamento presente no homem moderno. Por isso não é sobre o conteúdo do mito antigo que devemos por nossa atenção. O que importa ver bem claro é o processo de desenvolvimento desse pensamento, para procurar identificá-lo nos mitos modernos. Para esse tópico ela recorre a um excerto do filósofo alemão Ernest Cassirer.

Assim também o sujeito que toma por verdadeiro o que pensa e as coisas que vê, sem levar em conta  o quanto seus desejos e inclinações podem contribuir para sua visão das coisas. Na explicação dessa construção realista do conhecimento ela recua a Aristóteles, filósofo para quem as coisas são como se apresentam aos sentidos.

 Por isto, para ela, é desnecessário tecer considerações minuciosas sobre a Física, a Psicologia, a Política, a Ética, a Metafísica, a Ontologia aristotélicas, por exemplo, sem que saibamos sobre qual método de raciocínio tais conhecimentos foram elaborados.

Porém a aplicação dessa tese requer um grande esforço de aprendizado do professor. Consciente disto, ela considera fundamental na formação pedagógica o estudo da Filosofia em geral, e particularmente da Teoria do Conhecimento.  Em seu livro citado – Fundamentos históricos e filosóficos da educação ela dá, nos primeiros capítulos, definições de Filosofia atribuídas a diversos filósofos. Em seguida aborda uma variedade de modos que conduzem ao conhecimento, com base nas principais correntes da Teoria do Conhecimento.Reúne nesse volume textos antigos e modernos  sobre o que é a Filosofia e sobre os processos que levam ao conhecimento.

Os filósofos escolhidos são aqueles que mais se preocuparam com a questão do conhecimento, distribuídos pela Antigüidade Clássica, a Idade Média Baixa, a Idade Média Alta, o Final do Renascimento, e as Idades Moderna e Contemporânea. Reproduz e tece comentários muito lúcidos sobre o pensamento desses filósofos, dá a sua interpretação do pensamento de cada um e propõe exercícios orientados para o seu entendimento pelo professor e pelos alunos. De um modo geral, as unidades em que divide o programa proposto aos professores para o estudo filosófico do conhecimento contêm:

a) texto de um filósofo, entre os mais expressivos da época;

b) estudo da biografia
do autor que contém a análise da situação da sociedade e do pensamento, em sua época;

c) estudo do vocabulário do texto;

d) exercícios de revisão do texto;

e) exercício de reflexão sobre o texto.

Sociologia e Ensino.  Alem deste seu empenho quanto à Teoria do Conhecimento, Jacy Camarão de Figueiredo trabalhou arduamente para implantar um modelo simples de ensino da Sociologia nas escolas do primeiro grau, através de parceria com as escolas deste nível. O seu manual A construção do grupo – Estudos Sociais para a primeira série de 1º. Grau, de 1980, editado pela Imprensa Universitária em Belo Horizonte, é citado por Ana Claudia Urban em seu trabalho intitulado Manuais de Didática de Estudos Sociais Como Fonte Para o Código Disciplinar da Didática da História(****) . O texto integra a pesquisa sobre os manuais de Estudos Sociais voltados à formação de professores.

 A autora lembra que a disciplina Estudos Sociais surgiu com a lei n° 5692/71, no currículo do recém-criado 1o. Grau de oito anos, e passou a ter o seu programa elaborado pelas Secretarias de Educação, como parte integrante do Núcleo Comum, reunindo História, Geografia e aspectos das Ciências Humanas. O que chama sua atenção no livro da Professora Jacy é a seguinte afirmação:

"A experiência pedagógica vem demonstrando que, para sustentar o prazer da criança no trabalho escolar, não é suficiente selecionar os assuntos do programa com base no seu interesse. O que mantém a alegria do aluno nas atividades de sala-de-aula são as oportunidades de criação que lhes são oferecidas. Essas atividades só serão criadas em um programa que estimula a reflexão. No curso de Estudos Sociais, o essencial é que o aluno descubra as ações que humanizam o homem, cada vez mais, diferenciando-o do animal (1980, p. 15)".

No Seminário Regional de Integração da Universidade com o Ensino de 1º Grau, realizado na Faculdade de Educação da UFMG, em outubro de 1982, o Projeto de Ensino de Ciências Sociais na Escola de 1º Grau, do qual Jacy Figueiredo era a Coordenadora, foi discutido e recomendado ao Ministério da Educação.

Pensamento político. Jacy Camarão, ainda estudante, foi muito conhecida no meio universitário.  Fábio Lucas, escritor e professor universitário mineiro, que sofreu perseguições durante os piores anos da ditadura militar (1964-1975), chegando a perder a Cadeira em que lecionava (***), entrevistado no jornal O tempo em 7-8-2009, fala da camaradagem entre o seu grupo na Escola de Direito e um grupo de moças e rapazes intelectuais de Belo Horizonte. “A musa do grupo – diz ele – era Jacy Camarão, depois professora universitária.” Amigos relatam que ela, quando estudante, frequentou algumas reuniões reservadas, de um grupo de estudantes marxistas. Como nada existe que indique que o marxismo fosse uma opção política sua, é provável que estivesse movida apenas por seu interesse de pesquisa social.

Rubem Queiroz Cobra

 


OBRAS de Jacy Camarão de Figueiredo:

 

FIGUEIREDO, J. C. – Filosofia e educação : através de textos: para os colégios normais e faculdades . Belo Horizonte: Livraria Bernardo Álvares, 1970. 204p.

– Filosofia e educação : através de textos: manual do professor. Belo Horizonte: Livraria Bernardo Álvares, 1970. 56p. Titulo da capa: Filosofia da educação

 – Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Belo Horizonte: Júpiter, 1973. 189p.

 – Fundamentos históricos e filosóficos da educação. 2.ed. Belo Horizonte: Júpiter, 1976. 196p.

 – Quem é o pedagogo brasileiro? [Belo Horizonte?]: [s.n.], 1978. 77 p.

 – A Construção do Grupo - Estudos Sociais para a Primeira Serie. Edições Girassol-Imprensa Universitária, 1980, 128 pags., UFMG.

 – A construção do grupo: estudos sociais para a primeira série de 1º grau : manual do professor. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol-Imprensa Universitária, 1980. 56 p () .

 – Quem é o pedagogo brasileiro? AMAE Educando, Belo Horizonte, 14(131-132):2-10, fev./mar. 1981.

 – A construção do universo: estudos sociais II, manual do professor, manual do aluno e caderno de exercícios. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol -Imprensa Universitária, 1982 1v.

 – Estudos sociais: a construção do espaço humano, manual do professor, manual do aluno, caderno de exercícios. Belo Horizonte:  Edições Girassol -Imprensa Universitária, 1983 1v. .

 – Estudos sociais , IV : a construção do espaço humano : manual do professor. Belo Horizonte:  Edições Girassol - Imprensa Oficial, 1984. 28p.

 – Estudos sociais, IV: a construção do espaço humano, manual do aluno. Belo Horizonte: Girassol-Imprensa Oficial, 1984. 43 p.

 – Estudos sociais: a busca de caminhos. Belo Horizonte:  Edições Girassol , 1986. 51p.

 – Estudos sociais II: a construção do universo. 2. ed. Belo Horizonte: Edições Girassol, 1987. 35 p.

– A construção do universo: estudos sociais II, caderno de exercícios. 3ª. ed. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol , 1991 45 p.

 – A construção do grupo: estudos sociais I, [manual do aluno]. 3ª. ed. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol - Imprensa Universitária, 1993 96 p.

 – A construção do grupo: estudos sociais I, [manual do professor]. 3ª. ed. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol -Imprensa Universitária, 1993 16 p.

 – A construção do espaço humano: estudos sociais III, manual do aluno. 5ª. ed. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol -Imprensa Universitária, 1994. 89 p.

 – Estudos sociais, III: a construção do espaço humano, manual do professor. 5ª. ed. Belo Horizonte:  Edições Girassol -Imprensa Universitária, 1994 18 p.

 – A construção do futuro: estudos sociais IV, textos de atividades e caderno de exercícios. 5. ed. Belo Horizonte[MG]:  Edições Girassol -Imprensa Oficial, 1994. 48 p.

 – A construção do futuro: estudos sociais para 3. serie da escola de 1. grau. Belo Horizonte[MG]: [s. n.], 1994. 139 p .

 – Estudos sociais II : a construção do universo, texto e atividades. Belo Horizonte:  Edições Girassol , 1995, 91 p.

 – A construção do espaço humano: estudos sociais III, caderno de exercícios. Belo Horizonte[MG]: Edições Girassol -Imp. Universitaria, 1995 65 p.

 – Estudos sociais II: a construção do universo, manual do professor. Belo Horizonte:  Edições Girassol , 1995 14 p.

FIGUEIREDO, JACY CAMARÃO DE; TEIXEIRA, MORSE DE BELÉM; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Contribuições ao estudo da cultura escolar. 1973. [manuscrito enc.] .

OLIVEIRA, Therezinha de Freitas Rodrigues; FIGUEIREDO, Jacy Camarão de. Reformulação do programa de treinamento do PREMEN. [Belo Horizonte]: UFMG/PREMEN/SEE, [1990] 301 p.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
29-06-2011

Parte I - Parte II

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Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Jacy Camarão de Figueiredo. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011

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