NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Thorndike

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


 

Edward Lee Thorndike (1874-1949), psicólogo e educador estadunidense, nascido em Williamsburg (Massachusetts), estudou em Wesleyan e nas universidades de Harvard e Columbia. Thorndike se interessou pela psicologia no Teachers College da Universidade de Columbia em 1899, onde trabalhou como professor adjunto de psicologia da educação de 1901 até 1904, e como professor de psicologia desde 1904 até aposentar-se em 1940. Desde 1922 até 1940 foi também diretor da divisão de psicologia do Instituto de Investigação Educativa do Teachers College.

Mediante o uso dos experimentos de tentativa e erro com animais, Thorndike formulou sua lei chamada "do efeito" —segundo a qual, se aprende aquela ação cujo resultado é o mais satisfatório— e a aplicou ao desenvolvimento de técnicas especiais de ensino para usar na sala de aula.

É especialmente conhecido pela elaboração de vários testes de inteligência e por combater à crença de que temas considerados intelectuais como as línguas e a matemática organizavam o cérebro. Como conseqüência desta posição trabalhou intensamente para favorecer a inclusão de novas disciplinas acadêmicas, como a física e as ciências sociais, nos currículos tanto da escola primaria como da secundaria.

Entre os trabalhos de Thorndike destacam-se  Psicologia da educação (1903), Inteligência animal (1911), A medida da inteligência (1926) e Natureza humana e ordem social (1940).
 

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Thorndike. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra