NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Terman

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Terman, Lewis Madison (1877-1956). Psicólogo americano, conhecido mundialmente por suas pesquisas na medição da inteligência y en pedagogía experimental con crianças superdotadas.

Nascido no condado de Johnson, Indiana, estudou no Colégio Normal Central em Danville, Indiana, e na Universidade de Indiana. Formou-se em psicologia na Universidade Clark, em 1905.

Terman ensinou psicologia e pedagogia na Escola Normal do Estado de Los Angeles, de 1906 a 1910, ano em que passou a professor de educação da Universidade Stanford. Foi o criador do termo "quociente de inteligência", conhecido mais simplesmente como QI, que se tornaria a medida do índice de inteligência tanto para crianças como para adultos.

Revisou os testes de inteligência de Alfred Binet e Theodore Simon, um desenvolvimento que seria crucial para a avaliação psicológica.

Entre suas muitas obras incluem-se A medição da inteligência (1916), A inteligência do escolar (1919), The Stanford Achievement Test (1923) e Estudo genético do gênio (1925-1959), uma análise de cinco volumes de 1500 crianças superdotados, publicado após sua morte.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011
.

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Terman. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 201
1

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra