NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Stoetzel

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Jean Stoetzel (1910-), psicólogo social e sociólogo francés, introduziu na Fraça  as primeiras técnicas de sondagem da opinião pública.

Nascido em Saint-Die, em 1943 obteve um doutorado em literatura, com uma brilhante tese, A teoria de opinião. Professor de Ciências Sociais da Universidade de Bordeaux 1945-1955, ano em que mudou-se para a Sorbonne, em Paris, onde criou a primeira cátedra de psicologia social na França. Fundou o Instituto Francês de Opinião Pública e  as revistas Sondagens e a Revue Française de Sociologie.

Stoetzel aperfeiçoou na França o sistema de pesquisas, mediante a introdução do método de sondagem de opinião.

Para Stoetzel, a introdução  da matemática em um ramo da ciência significava "substituir o profundo pelo explícito, o confuso pela análise e o substancial pelo operacional. Assim, deu uma orientação científica para as pesquisas de opinião pública e de atitudes.

Na psicologia social deu destaque a  cinco temas principais: a relação do indivíduo com sua cultura; a influência das condições sociais sobre a psicologia individual, a personalidade e o status social, relações interpessoais e a psicologia das relações intergrupais. Sua maior contribuição foi para enriquecer as idéias sobre o indivíduo eo grupo, trazendo os conceitos de outras culturas e sociedades.

Em sua obra destacam-se: Um estudo experimental das opiniões (1943), Pesquisas de opinião pública (1948) e Psicologia social (1963).

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Stoetzel. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra