COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros do Autor - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE

 

 

 

Resumos biográficos

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Granville Stanley Hall (1844-1924), psicólogo americano introdutor da psicanálise nos Estados Unidos, criador da psicologia da criança e fundador da Associação Americana de Psicologia, e o primeiro a ter o grau de doutor (PhD) em psicologia no país. Sua formação em psicologia incluiu um estágio com o famoso psicólogo Wundt, em Leipzig. Retornando em 1883 aos Estados Unidos, foi professor na Universidade Johns Hopkins, onde organizou o laboratório de psicologia. Em 1887 fundou o American Journal of Psychology.

Dois anos depois, em 1889, foi convidado para ser o primeiro presidente da Clark University, fundada em Worcester, Massachusetts. Em 1892 liderou a fundação da American Psychological Association. Tornou-se conhecido por aplicar-se intensamente ao estudo do desenvolvimento da criança, o que estimulou a preocupação com a psicologia educacional infantil nos Estados Unidos. Sua obra principal de extenso título, Adolescence: Its Psychology and Its Relation to Physiology, Anthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion, and Education ("Adolescência: sua psicologia e relação com a fisiologia, antropologia, sociologia, sexo, crime, religião e educação"), foi publicada em 1904, em dois volumes.

Stanley Hall envidou esforços para trazer Sigmund Freud aos Estados Unidos a fim de tornar sua doutrina e seus métodos conhecidos na América. O convite feito em 1908 foi atendido por Freud em 1909, vindo ele e seus dois principais colaboradores, Jung e Firenczi. As palestras realizadas por Freud na Universidade Clark ficaram conhecidas como "The Clark Lectures" ("As Conferências de Clark").

 R.Q.Cobra
20/04/2003 

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - Educação e Comportamento: Resumos Biográficos. Site COBRA PAGES, www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).