NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Pinillos

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


 

José Luis Pinillos  (1919 -), psicólogo espanhol que deu grande contribuição para o desenvolvimento da psicologia social, dinâmica de grupos e modificação de comportamento.

Nascido em Algorta, Bilbao, Pinillos estudou filosofia na Universidade Complutense de Madrid e ampliou seus estudos na Inglaterra e na Alemanha. Professor de Psicologia na Universidade de Valencia (1962-1967) e de Madrid, membro da Real Academia de Ciências Morais e Políticas (1983) e Real Academia Espanhola (1988).

Em 1986 recebeu o Prêmio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais.

Seu trabalho concebe a psicologia científica como uma ciência que usa o método indutivo, com rigor, mas sem deixar de recolher a complexidade do comportamento. Sob essa perspectiva tem feito contribuições científicas para a psicologia social, dinâmicas de grupo, a modificação do comportamento, a epistemologia da subjetividade e outros. Analisa as atitudes sociais, os estereótipos nacionais e atitudes dos jovens na época franquista de combate ao comunismo.

Pinillos Defende os "emergentismo" da consciência como realidade substantiva que não pode ser reduzida a nenhuma outra. Entre suas obras se destacam: A mente humana (1965), obra-prima da comunicação; Principios de Psicología (1975) e Além de Freud (1976).

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Pinillos. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra