NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Mira y López

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Emilio Mira y Lopez (1896-1964) psicólogo e psiquiatra espanhol, ocupou a primeira cadeira de psiquiatria na Universidade Autônoma de Barcelona.

Nascido em Cuba, pouco depois ele se mudou para a cidade de Barcelona. La estudou medicina e realizou uma grande obra antes de ir para o exílio no fim da Guerra Civil.

Emigrou primeiro para a Inglaterra e depois para a América do Sul, para finalmente se fixar no Brasil, onde permaneceu até sua morte. Ele foi a alma da psicotecnia catalã até a guerra civil, e seu exílio forçado fez que se tornasse uma figura central no desenvolvimento da psiquiatria e da psicologia na América do Sul.

Entre as suas contribuições se incluem seus trabalhos experimentais, os primeiros que foram realizados na Espanha. mais sua colaboração técnica para o psicodiagnóstico miocinético (PMK) e para a análise da psicologia da guerra.O PMK é um teste piloto amplamente difundido e que estabelece uma forte conexão entre a vida mental e o corpo. Na fundamentação teórica deste teste aparecem claramente delineados os elementos para uma teoria dos dois cérebros, o emocional e o simbólico, no homem.

No Brasil, fundou o Instituto de Seleção e Orientação Profissional e a revista Arquivos brasileiros de Psicotécnica em 1945. Suas obras mais importantes são: Manual de Psiquiatria (1935), Psicologia Experimental (1955) e Manual de orientação profissional (1957).

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Mira y López. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra