NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Mayo

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Elton Mayo (1880-1949), psicólogo industrial e sociólogo estadunidense de origem australiana. Ele nasceu em 26 de dezembro de 1880, em Adelaide, Austrália. Lecionou na Universidade de Queensland de 1919 a 1923, ano em que emigrou para os EUA para lecionar na Universidade da Pensilvânia.

Entre 1926 e 1947 foi professor de Pesquisa Industrial em cursos de pós-graduação em Administração de Empresas na Universidade de Harvard . Faleceu em 07 de setembro de 1949.

A investigação que realizou no Hawthorne Western Electric Works, em Chicago, teve como objetivo estabelecer a relação entre a satisfação do trabalhador e sua produtividade.

Sobre os problemas humanos da civilização industrial (1933) argumentou que os trabalhadores estão menos satisfeitos quando a empresa cresce e, portanto, é mais distante e impessoal.

Sugeriu que os gerentes organizassem o trabalho de tal forma que os trabalhadores podessem se sentir aceitos e comprometidos com um pequeno grupo, para melhorar e aumentar a produção.

As ideias de Mayo não exerceram muita influência durante sua vida. A Western Electric eliminou o "plano de aconselhamento psicopedagógico" que fora implementado na Central Elétrica de Chicago.

Mayo foi criticado por tentar resolver os litígios coletivos através da psicologia individual. No entanto, o livro sobre a Hawthorne Power Station que publicou juntamente com outros colegas, em 1939,  Direção e classe trabalhadora, com a co-autoria de Fritz J. Roethlisberger e William J. Dickson; influenciou estudos posteriores de Psicologia Industrial e Sociologia.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Mayo. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra