NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Erikson

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Erik Erikson (1902-1994). Psicanalista nascido em Frankfurt na Alemanha e nacionalizado americano, conhecido por sua contribuição à psicologia com o seu trabalho sobre o desenvolvimento da criança e a crise de identidade. Foi um artista e professor escolar ao final da década de 1920, quando ele conheceu o psicanalista austríaca Anna Freud

, com cujo apoio começou a estudar no Instituto Psicanalítico de Viena, onde se especializou em psicanálise infantil.

Em 1933 emigrou para os Estados Unidos, onde se tornou interessado na influência da cultura e da sociedade sobre o desenvolvimento da criança.

Erikson estudou grupos de crianças indígenas americanas para formulação de suas teorias, estudos que lhe permitiram relacionar o crescimento da personalidade com valores sociais e familiares.

Seu primeiro livro, Infância e Sociedade (1950), se tornaria um clássico na área. Enquanto continua o seu trabalho clínico com adolescentes e jovens, Erikson desenvolveu o conceito de "crise de identidade" conflito inevitável  que acompanha o fortalecimento do sentido da identidade ao final da adolescência..

Entre os seus trabalho destacam-se O jovem Lutero (1958), Identidade, juventude e crise(1968) e História pessoal e circunstância histórica (1975).

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Erikson. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra