NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Ebbinghaus

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Hermann Ebbinghaus (1850-1909). Psicólogo alemão, pioneiro da psicologia experimental. Nasceu em Barmen (agora parte de Wuppertal), estudou nas universidades de Bonn, Halle, Berlim e Breslau (hoje Wroclaw, Polônia). Realizou importantes experimentos sobre o valor da repetição na memória, utilizando sílabas sem sentido (que, tigela, chave, etc.), mas a sua principal contribuição foi a formulação do chamado " teste de lacunas",  um teste de inteligência, que mede a memória das crianças, e que consiste em completar frases que têm espaços em  branco para serem preenchidos, correspondentes a palavras omitidas propositalmente.

Ebbinghaus também investigou os processos de percepção, como o princípio da percepção das configurações: se as partes de uma figura estão dispostos de uma forma diferente, então se reconstitue suas configurações originais.

Entre os seus trabalho destacam-se a monografia Sobre a memória (1885), a primeira investigação experimental da aprendizagem e da observação, e o seu famoso Compêndio de Psicologia (1908).

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Ebbinghaus. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra