NOVIDADES DO SITE

O essencial de:
Devereux

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br


Georges Devereux (1908-1985). Etnólogo, psiquiatra e psicólogo americano, de origem húngara, fundador da chamada Etnopsiquiatria.

Nascido em Lugos, na Hungria, estudou física e etnologia em Paris. Um discípulo de Marcel Mauss e de Lévy-Bruhl, mudou-se para os Estados Unidos onde realizou vários estudos e trabalhos de campo com o  indígenas das tribos Hopi e Mohave em , e mais tarde, com os Roro da Melanésia, os pigmeus Karuama da Nova Guiné e os Sedang do Vietnã.

Em 1952, Devereux concluiu seus estudos da psicanálise no Topeka Institute for Psychoanalysis, Kansas, e um ano depois recebeu um doutorado em Etnologia pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Em 1959 ele se formou em psicologia e foi  professor na Filadélfia até 1963. Naquele ano, ele decidiu transferir sua residência para Paris, quando ele foi nomeado professor de Etnopsiquiatria da Escola Prática de Altos Estudos da Sorbonne.

A Etnopsiquiatria, também chamada de psiquiatria transcultural ou comparativa, é o estudo e tratamento da doenças mentais como um sinal peculiar de identidade de um determinado grupo étnico ou cultural. Segundo Devereux, o xamã é considerada pelo grupo a que pertence como alguém que tem um distúrbio mental. Contrario ao relativismo cultural, rejeitou a identificação da anormalidade mental com desvio social.

Entre suas obras destacam-se: Mohave ethnopsychiatry and suicide (Etnopsiquiatría mojave e suicidio, 1961), Ensaios em etnopsiquiatria geral (1970), Etnopsicoanálise complementarista (1972) Medo e método nas ciências do comportamento (1973) e O normal e o anormal (1974).

Devereux morreu em Paris em 1985.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
31-01-2011

 

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - O essencial de Devereux. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2010

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra