NOVIDADES DO SITE

Colégio dos Lombardos

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

O Colégio dos Lombardos foi fundado em 1334 no Mont Saint-Hilaire por André Ghini, florentino, bispo de Tournay, depois cardial, para bolsistas italianos pobres, vindos principalmente da Lombardia, norte da Itália. O colégio era então chamado casa dos italianos pobres, oficialmente "Casa dos Italianos Pobres da Caridade da Bem-aventurada Maria (La Maison dês pauvres Italiens de la charité de la bienheureuse Marie). No século XVI lá estiveram Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier.

Mal conservado o edifício caiu em ruínas, e então dois padres irlandeses conceberam o projeto de o reformar em favor dos padres e estudantes de sua nação. Em 1677, Luís XIV, por cartas patentes de 1677 e 1681, autorizou a reforma do prédio do Colégio dos Lombardos, para que fosse residência para estudantes e padres irlandeses que estavam estudando na Universidade de Paris. 

Em 1738, o prédio novamente recebeu melhorias e a capela do colegio foi reformada.

Em 1775, os irlandeses passaram para um novo edifício na rua do Cavalo Verde (rue du Cheval Vert). O colégio dos Lombardos foi fechado na Revolução, em 1793.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
06-03-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Colégio dos Lombardos . Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra