NOVIDADES DO SITE

Colégio de Presles

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Este colégio teve origem no colégio de Laon, pela divisão deste em Laon e Presles. O colégio original foi fundado por o Guy, cônego da Diocese de Laon, e Raoul de Presles, secretário de Filipe O Belo, em 1314, na rua de La Montagne-Sainte-Geniève, e era destinado a receber os estudantes pobres das dioceses de Laon e de Soissons. Devido a desencontros na administração e a uma revolta dos alunos, os dois fundadores decidiram, em 1323, se separar. O Cônego continuou com o Colégio de Laon, e Raoul de Presles criou o novo estabelecimento com o seu nome, mas também conhecido por Colégio de Soissons, na rua dos Carmelitas (rue dês Carmes) número 6, na época ainda com o nome de Santo Hilário (Saint Hilaire), no quartier Saint Jacques.

No Collège de Prèsles lecionou o célebre professor Pierre de la Ramée (Petrus Ramus), protestante calvinista. Por ocasião do massacre de São Bartolomeu, iniciado na noite da data de comemoração daquele Santo, La Ramée se escondeu, para evitar a morte, em uma das salas do colégio. Descoberto, ele quis negociar sua liberdade; seus assassinos pegaram o dinheiro do resgate e o mataram pela espada. Seu corpo foi lançado no pátio do colégio.. Seu cadáver foi arrastado na lama pelos alunos enquanto gritavam insultos.

O colegio de Presles foi administrativamente reunido, em 1764, ao Colégio Luis-le-Grand. Tornado propriedade nacional, o antigo estabelecimento, fundado pelo secretário de Philippe Le Bell, foi vendido durante a Revolução.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
05-03-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Colégio de Presles  Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra