NOVIDADES DO SITE

Colégio de Sorbone

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra.
Site original: www.cobra.pages.nom.br

 

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

O Colégio de Sorbonne foi fundado no ano 1256, por Robert Sorbonne, ou "de Sorbonne", confessor do rei São Luís, e depois reconstruído pelo Cardeal Richelieu. Continha então pousadas para vários doutores em teologia, que constituiam a chamada Maison & Société de Sorbonne. Eles alternavam suas aulas públicas de ensino de teologia, e suas cadeiras foram fundadas pelo Rei ou por benfeitores ilustres que se dispunham a financiar o ensino de suas respectivas disciplinas, preparatórias para as várias áreas da Teologia. O Diretor do Colégio era sempre um prelado escolhidos pelos doutores da Maison & Société do Colégio de Sorbonne. 

O ingresso no Colégio de Sorbonne era disputado por grande número de estudantes, porque todos aqueles que ganhar reputação buscavam obter o diploma de bacharelado ou de licenciado da Instituição, para em seguida candidatarem-se ao doutorado na Faculdade de Teologia da Universidade de Paris.

Atualmente, os principais prédios da Universidade, apesar de não serem contíguos, têm por centro o edifício da Faculdade da Sorbonne, originária do mais famoso colégio de Paris. Sua localização atual no Boulevard Saint-Michel, data de 1627, quando Richelieu a reconstruiu o Colégio às suas custas. Sorbonne e Universidade de Paris passaram a ser sinônimos. Porém, os edifícios antigos foram demolidos, com exceção da Igreja erguida por Richelieu e onde está seu túmulo, a qual foi incorporada à construção nova.

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
06-03-2011

Direitos reservados.
Para citar este texto: Cobra, Rubem Q. - Colégio da Sorbone. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2011.

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES  

Todos os links desta página devem estar funcionando. Se há um link nesta página que não está funcionando, por favor, avise-me. Insira em sua mensagem o TÍTULO da página onde encontrou o link defeituoso. Fico-lhe antecipadamente agradecido pela cortesia de sua colaboração.
Rubem Queiroz Cobra