COBRA PAGES
e seus
objetivos
--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros do Autor - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE

 

 

Resumos biográficos

Para retornar
à página de
COBRA PAGES
em que estava,
use a seta de
volta do seu
navegador

Alfred Binet. Nascido em 8 de julho de 1857 em Nice, e falecido em 18 de outubro de 1911 em Paris, Alfred Binet, teve importante papel no desenvolvimento da psicologia experimental na França e deu uma contribuição fundamental à avaliação da inteligência através de testes desenhados para esse fim. Em 1878 abandonou uma projetada carreira em Direito para dedicar-se à medicina. Seu primeiro interesse foi a experimentação com métodos de associação de idéias (associativismo), objeto de seu livro La Psychologie du raisonnement (1886; "A Psicologia do raciocínio").

Binet passou a trabalhar no laboratório de pesquisa da Sorbonne em 1891 e foi seu diretor de 1895 a 1911. A partir de então procurou desenvolver testes de avaliação da inteligência e habilidades do indivíduo. Criando com grande engenhosidade procedimentos simples que podiam ser aplicados a estudantes nas escolas primárias, desenvolveu testes que utilizavam não mais que papel e lápis, figuras e objetos portáteis. Em 1895 ele fundou o jornal L'Anne'e Psychologique ("O ano psicológico"), a fim de divulgar sua pesquisa e de seus associados. Na mesma ocasião ele abriu um laboratório em Paris, para estudo do comportamento da criança e do ensino experimental. Em 1903 publicou L'ttude experimentale de l'intelligence, com base na observação das características mentais de suas duas filhas.

O uso que fez de pinturas, manchas de tinta, e outros recursos visuais levaram, mais tarde, ao desenvolvimento dos testes projetivos, nos quais as conclusões são tiradas da interpretação que a pessoa faz do material visual apresentado.

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia e bacharel em Filosofia
20/04/2003 

Para citar este texto: Cobra, Rubem Queiroz - Educação e Comportamento: Resumos Biográficos. Site COBRA PAGES, www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 1997 ("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).