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CONTOS: MINI APORTES TEMÁTICOS

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
(Site original: www.cobra.pages.nom.br)

Veja também:

Escrever Contos - Elementos do Diálogo - Estruturação - Mini Aportes Temáticos - Uso do "Como"

 

São histórias que o autor insere no conto, com várias finalidades, em geral para falar sobre um dos personagens, ou sobre o passado histórico de um local, etc. Essas inserções devem ser breves. Se forem longas, tornar-se-ão sub-temas, e estarão a fazer concorrência com a história principal. Por isso chamo essas inserções de "Mini Aportes Temáticos". Eles são ótimos para estimular a imaginação   do leitor em relação a um cenário, reforçar emoções, ou passar ao leitor uma idéia do que ele pode esperar de um personagem no desenvolvimento do enredo, e assim valorizar a narrativa.

Não confundir com a figura de linguagem chamada "comparação" ou "símile". O mini aporte temático não é uma simples oração subordinada.

Equivale ao chamado sub-tema de um romance, quando um personagem que aparece na história é descrito em detalhes, mostrada a origem de suas relações com os demais é informada com pormenores, ou um evento é particularizado na narrativa como uma explicação da razão de ser

Abaixo um exemplo de subtema em um romance:

"O mundo inteiro estava mudado não havia igreja em parte alguma, e nenhum outro padre, exceto padre José, o proscrito, na capital. Ficou deitado, ouvindo a respiração pesada do mestiço, e imaginou por que não seguira o mesmo caminho que padre José e se sujeitara às leis. Eu era ambicioso demais, pensou, foi isso. Talvez padre José fosse o melhor dos dois ele era tão humilde que estava pronto a aceitar qualquer tipo de zombaria: nas épocas melhores, ele nunca se considerara digno do sacerdócio. Houvera, uma vez, uma conferência do clero na capital, nos tempos felizes do antigo governador, e ele se lembrava de padre José sempre sentado na última fila, sem abrir a boca. Não que ele fosse super escrupuloso, como alguns padres mais intelectuais: ele tinha, simplesmente, uma imensa noção de Deus. Na elevação da hóstia, podia-se ver suas mãos tremendo ele não era como São Tomé, que teve de enfiar as mãos nas feridas de Jesus para acreditar: as feridas sangravam para ele em todos os altares. Uma vez padre José lhe dissera, num impulso de confiança:
Todas as vezes ... eu sinto tanto medo. Seu pai fora um peão.
Mas seu caso era diferente: ele tinha ambição. Não era mais intelectual que padre José, mas seu pai era um comerciante, e ele sabia o valor de um saldo de 22 pesos e como lidar com hipotecas. Não se contentava em passar a vida inteira sendo o padre de uma pequena paróquia. Suas ambições voltaram-lhe à mente agora como uma coisa um tanto cômica, e ele deu uma risada meio inesperada. O mestiço abriu os olhos:" (Greene, (1940) 2008, p. 126-127)

Pela extensão que um sub tema tem em um romance, ele é impossível de ser desenvolvido em um conto, por dificultar o encurtamento  coerente da história. Criaria uma estrutura desarmônica, Porém podemos incluir no conto, em um ponto estratégico, algum comentário resumido para clarear o caráter de um personagem, ou explicar, de maneira breve, suas ambições, sem quebrar a estrutura dividindo a atenção do leitor.

Para deixar ainda mais claro o que chamo"Mini Aporte Temático", apresento um exemplo de como um deles poderia ser, inversamente, transformado em "subtema".

 É importante ressaltar que o emprego deste recurso sintáxico que ajuda a abreviar, pode atrasar a redação, prolongando-a, caso qualquer seja utilizado em demasia.

 Exemplos buscados na obra do escritor inglês Graham Greene (*):

______

Pensamento filosófico:

A vida se esvairia “numa fração de segundos” (esta era a expressão), mas a noite inteira ficara raciocinando que o tempo depende de relógios e da passagem da luz. (Greene, op. cit., p. 177) – é também um exemplo de emprego de aspas e parênteses).

.....

Isso era outro mistério: às vezes parecia-lhe que os pecados veniais – impaciência, uma mentira sem importância, orgulho, uma oportunidade negligenciada – o afastavam da graça mais completamente que os piores pecados. (Greene, op. cit., p. 185)

______

O corpo:

Ele tentou mover os pés – a cãibra havia passado, mas eles estavam praticamente sem vida: todas as sensações haviam passado. (Greene, op. cit., p. 169)

______

O confessionário ensina a reconhecer a forma de uma voz: o lábio pendurado de um queixo fraco e a falsa candura de olhos francos demais. (Greene, op. cit., p. 177).

______

Animais.

O tempo passou muito devagar; até a fumaça do tiro pareceu permanecer no ar por um tempo incomum. Alguns porcos saíram roncando de dentro de uma cabana e um peru caminhou com dignidade maligna para o centro do círculo, estofando as penas empoeiradas e sacudindo o longo papo cor-de-rosa. (Greene, op. cit., p. 100).

.....

A menina continuava com a mão na bota dele. Ele baixou os olhos para ela com um afeto sinistro. Disse com convicção: — Esta criança vale mais do que o papa em Roma. – Os policiais estavam apoiados nas suas armas; um deles bocejou; o peru voltou, vaiando, para a cabana. (Greene, op. cit., p. 101)

.....

La em cima, no céu, um urubu observava; daquela altura eles deviam parecer [...] (Greene, op. cit., p. 103)

______

Um sentimento coletivo.

― Não – disse ele debilmente. ― Eu não tenho nada. – E pôde sentir a inimizade fumegando à sua volta.

(Greene, op. cit., p. 162)

 


(*)Graham Greene, em O Poder e a Glória (1940), tradução de Leia Viveiros de Castro. Ed. Bestbolso, Rio, 2008

Rubem Queiroz Cobra

R.Q.Cobra
Doutor em Geologia
e bacharel em Filosofia.
Lançada em 21-11-2012

 

Direitos reservados. Texto impresso original depositado na Biblioteca Nacional.
Para citar este texto da Internet:
Cobra, Rubem Q. - Contos: Mini Aportes Temáticos. COBRA PAGES:
www.cobra.pages.nom.br, Internet, Brasília, 2004.
(“www.geocities.com/cobra_pages” é “Mirror Site” de COBRA.PAGES)

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