COBRA PAGES
e seus objetivos
 

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Filosofia no Brasil - Temas de Filosofia - Psicologia e Filosofia da Educação - Teatro Pedagógico - Higiene - Boas Maneiras e Etiqueta - Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros do Autor - CONTACTO - ÍNDICE

 

PMF-perguntas
mais freqüentes


Quem somos

 

Boa Educação no Trânsito: o que você pensa da FAIXA DE PEDESTRES? Para saber mais clique AQUI.

 
 

NOVIDADES DO SITE

Roupas: viagem a países frios 

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
(Site original: www.cobra.pages.nom.br)

 

Páginas sobre
vestuário:

Ambiente de trabalho

Clima frio

Combinação de cores

Tipos e cores

Retorno a Vestir-se bem

 

Nos países frios, hotéis, restaurantes, lojas, táxis, ônibus e trens têm aquecimento no inverno. Portanto, a pessoa que vem de uma região tropical não tem que se preocupar: se vai a um restaurante, poderá vestir-se como se vestiria para ir a um estabelecimento do mesmo padrão em seu próprio país. A questão é como enfrentar o frio até chegar ao ambiente aquecido. Para isso é conveniente possuir um casaco folgado, que permita por mais alguma peça de lã por baixo, se necessário (Fig. 1).

   
 
 

Fig.1

As mangas do vestido ou da blusa, ou da camisa, devem ser compridas. Não vão bem mangas curtas no inverno, mesmo nos interiores aquecidos. A mulher deve evitar sapatos de saltos muito altos e pontudos, e solas muito finas, principalmente se houver neve. O frio nas mãos e na garganta não é evitado somente pondo as mãos nos bolsos ou levantando a gola do casaco. É necessário um par de luvas forradas (luvas apenas tecidas de lã deixam passar o frio) para proteger as mãos, e um cachecol para proteger a garganta.

Não se senta à mesa de um restaurante vestindo um casaco de frio. A guarda do casaco será providenciada por um recepcionista logo à sua chegada, e a blusa de lã ou blazer que tiver por baixo dele poderá ser tirada depois, e mantida no colo ou deixada sobre um assento vago, se mais tarde sentir calor.

No frio da rua, o estrangeiro chamará a atenção das pessoas se estiver mal agasalhado no inverno, tanto quanto chamaria se estivesse mal vestido no verão. Em países tropicais é, muitas vezes, difícil encontrar para comprar casacos de frio. Se for o caso, a pessoa deve aparelhar-se provisoriamente o melhor que puder e comprar o casaco, as luvas e o cachecol logo que chegar ao seu destino. Felizmente para os desprevenidos, em cidades que recebem muitos turistas, como Nova York, Londres e Paris, de um modo geral repara-se pouco no que é usado por uma pessoa, a menos que ela destoe fortemente do padrão geral.

Uma boa idéia é consultar a previsão de tempo na Internet, para saber os fenômenos atmosféricos que irá enfrentar no período de uma viagem. Este é um notável recurso da tecnologia moderna que é de grande ajuda no planejamento de festas, encontros e viagens, e que ainda não é tão utilizado quando deveria.

Rubem Queiroz Cobra

00/00/2001

Direitos reservados.
  Para citar este texto:
Cobra, Rubem Q. - Vestuário: clima frio. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2003
("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES