COBRA PAGES
e seus objetivos

--
Quem somos

reg.

COBRA PAGES: páginas em Educação e Cultura
Filosofia Moderna -  Filosofia Contemporânea - Filosofia no Brasil - Temas de Filosofia - Psicologia e Educação - Teatro
Pedagógico
- Higiene -
Boas Maneiras e Etiqueta -
Contos - Restauro - Genealogia - Geologia - Livros do Autor - CONTACTO

 

PMF-perguntas
mais freqüentes

ÍNDICE

 

Boa Educação no Trânsito: o que você pensa da FAIXA DE PEDESTRES? Para saber mais clique AQUI.

 
 

NOVIDADES DO SITE

Casamento: despedidas

Página escrita por
Rubem Queiroz Cobra
(Site original: www.cobra.pages.nom.br)

 

Chá de panelas. O encontro de amigas em que presenteiam a noiva com utensílios domésticos e artigos de uso pessoal tem no Brasil esse nome curioso de "Chá de panelas". Assim como a despedida de solteiro para o noivo, a festa das amigas é uma forma  de marcar, de modo informal e divertido, a passagem de uma delas ao novo estado social de casados. É, porém, uma festa que traz uma certa expectativa de constrangimento para a homenageada. Tudo se resolve se a diversão não for buscada pela humilhação da noiva, como em certas formas muito rasteiras de comemoração.

Não é uma festa de “despedida de solteira”, ou encontro íntimo para troca de anedotas e indiscrições picantes. É promovido pela madrinha da noiva, ou conjuntamente pelas madrinhas, se há mais de uma, ou ainda por alguma outra amiga mais chegada. Ao contrário das outras festas de homenagem nas quais não se dão presentes, o chá de panelas tem o presentear como sua principal finalidade. Por isso reúne apenas aquelas pessoas que foram convidadas para o casamento. Se faltar essa iniciativa da parte das amigas, e ela ou sua família promoverem a festa, isto ganhará a aparência de que se deseja forçar a recepção de presentes.

Um chá servido com requinte seria a primeira opção, que o próprio nome consagrado da festa sugere. Mas existem maneiras menos formais e engenhosas de fazer a festa curiosa e divertida para todos, inclusive e principalmente, para a homenageada. Pode ser associada a um jogo improvisado de bola como futebol, vôlei, basquete, uma partida de tênis seguida de churrasco no clube, que acaba sendo muito divertido jogado por amadoras ou por quem nunca antes pisou uma quadra; um lanche após o jogo, dara oportunidade para a entrega dos presentes. Por isso, evitar a vulgaridade não significará um encontro tedioso de que se queira fugir, mas pode ser um evento aguardado pelas amigas com interesse e expectativa, se elas próprias souberem criar o momento para a sua homenageada.

As amigas da noiva usualmente guardam segredo sob o que pretendem fazer, mas, se a noiva não gosta de surpresas e teme algum constrangimento, pode pedir à sua madrinha que a informe do que está sendo preparado, e pode mesmo colaborar com ela fornecendo os endereços e telefones de suas amigas, e discutindo os planos da festa sem que este acordo entre as duas transpareça para as demais. A amiga da anfitriã normalmente solicita à noiva uma lista de presentes que gostaria de ganhar. Quem planeja dar um presente mais caro por ocasião do casamento, no chá de panelas da presentes pessoais mais simples, como peças de lingerie, livros, músicas gravadas, etc...e panelas.

Despedida de solteiro. Havia o clichê antigo das despedidas com bebedeira e prostitutas, que ainda persiste hoje nos níveis sociais mais pobres e culturalmente mais atrasados. A nível das pessoas mais conscientes, a despedida de solteiro tem oura estrutura e pode chegar a grande requinte, e mesmo uma festa pouco dispendiosa pode cumprir a finalidade de marcar entre amigos a passagem de um deles a um outro status de responsabilidade e atuação social. Em geral é o padrinho ou os padrinhos que promovem a festa, e o noivo pode colaborar com a lista dos amigos e seus endereços.. Não é ocasião para presentes, mas uma lembrança curiosa e original pode ser dada em nome de todos os participantes. É mais do feitio masculino que histórias de “primeira noite” recordações de antigas paixões, de mistura com um pouco de vinho, cerveja ou uísque, contribuam para a parte bem humorada da festa. Porém a festa pode ser substituida por uma variedade de jogos, escalas, etc, seguidas de um lanche ou jantar fora da cidade.

Os noivos devem lembrar-se de agradecer a todos que promoverem uma festa em sua homenagem.

Rubem Queiroz Cobra

Página lançada em 08-04-2006

Direitos reservados.
 Para citar este texto:
Cobra, Rubem Q. - Casamento: deespedidas. Site www.cobra.pages.nom.br, INTERNET, Brasília, 2006 
("www.geocities.com/cobra_pages" é "Mirror Site" de www.cobra.pages.nom.br).

Utilize a barra de rolagem desta janela de texto para ver as NOVIDADES DO SITE
Obrigado por visitar COBRA PAGES